Eu, Elizabete Thomas-Burkhardt, confesso a minha quase completa ignorância em relação à literatura de nossos vizinhos. Não sei por quê, mas sempre li bastante a literatura europeia (sem acento mesmo, por causa do novo acordo ortográfico!), principalmente os clássicos. Cresci com Kafka, Camus, Hermann Hesse, entre outros. Adorava caçar, na internet, listas dos "100 livros do século XX" para ir devorando-os e, depois, riscando-os da lista.
Os brasileiros é claro que eu li, afinal, eles iriam ser cobrados nas intermináveis provas de português da escola e, depois, no vestibular. Como não ter que ler Machado de Assis?
Mas os nossos hermanos... diga, rápido, o nome de um escritor colombiano! Ahá! Como me mudei essa semana para a Argentina, coloquei como meta conhecer melhor nossos vizinhos. Recentemente, comecei a ler Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, autor colombiano e estou en-can-ta-da! Mas isso é assunto para outro post... Também estou super empolgada com a Feira do Livro, que começa na próxima semana aqui em Buenos Aires, mas isso também é assunto para después!
E por que essa confissão agora? Porque acabo de descobrir uma necessidade! A Folha de São Paulo lança, este mês, uma coleção entitulada Literatura Ibero-Americana. São 25 livros, que começam a ser vendidos nas bancas, em todo o Brasil, a partir de 15 de abril!
Fui olhar a lista de autores e, apesar de conhecer vários nomes, não li nenhum título da lista. Ignorância total, mas muita curiosidade! Entre as 25 publicações estão: 05 argentinas; 04 portuguesas; 03 espanholas; 02 uruguaias; 03 chilenas (há, inclusive, uma publicação inédita do Pablo Neruda); 01 peruana; 01 cubana; 01 mexicana; 01 colombiana (que não é do Gabriel García Márquez! Você sabe o nome de outro escritor colombiano?). Entre os brazucas estão: Raduan Nassar; Moacyr Scliar, Lygia Fagundes Telles; Milton Hatoum; Hilda Hilst.
A Folha não está me pagando para fazer propaganda, mas tenho que dizer que a coleção é imperdível! Realmente, uma necessidade! Não sei como irei adquiri-los, uma vez que estou fora do país, mas, em breve, espero lê-los para dividir minhas impressões com vocês!
Obtenha mais informações aqui!
Hum, entendi a encomenda!
ResponderExcluire, confesso, a d o r e i a idéia!
heheh!
afinal, temos que alimentar o blog ;)
beijos da "hermana"
Para bom entendedor, meia palavra basta! :)
ExcluirBete, vi essa coleção ontem na Folha. Deu a maior vontade de comprar! A Folha sempre tem umas coleções super legais.
ResponderExcluirEu também conheço pouquíssimo de literatura ibero-americana. Só um pouco de Saramago, Neruda...
Quando fui a BA há uns anos comprei um monte achando que ia aprender espanhol lendo, heheh. Agora estão em alguma caixa por aqui. Na verdade, cheguei a começar a empreitada com o Libro de los abrazos, de Eduardo Galeano, que tem textos curtos ótimos. Recomendo.
Aliás, já visitou a livraria El Ateneo? Passeio imperdível.
Sabe que o Fabiano vive me dizendo para ler O Libro de los Abrazos? Ele diz que é ótimo para praticar o espanhol, mas ainda não cheguei lá!
ResponderExcluirPróxima semana começa a Feiro do Livro de Buenos Aires. Lá, sim, vou achar várias "necessidades" em espanhol!
Aí na Indonésia comprei inúmeros livros sobre o país que acabei não lendo. Achei que sairia daí expert em Indonésia. Agora, acho que vou virar expert em literatura latino-americana. Vamos ver... :)
Oi Bebete. Já conhecia esse lançamento da Folha, da qual sou assinante. Dos 25 livros que a compõe, tb confesso que só li quatro. E os tenho, caso vc queira emprestar. Um deles, Um copo de cólera (aliás, maravilhoso. Impossível não ler!), tenho em dobro e posso lhe doar. Quanto aos escritores "vizinhos", gosto muito e leio seus escritos regularmente. Posso, assim, se vc quiser, lhe dar algumas sugestões.
ResponderExcluirNão canso de repetir: que grata surpresa esse seu Blog!
Um xero,
FatinhaBarros
Oi Fatinha!
ExcluirAcabamos de encomendar a coleção! Tudo, de uma vez só, sem dó nem piedade! :) Vai ser entregue em Porto Alegre e vamos trazendo para cá aos poucos.
Estou na dúvida: por onde começar? Por enquanto, estou pensando em ler pela ordem da coleção mesmo! Aceito sugestões!
Boa dica! vou dar uma olhada nas bancas.
ResponderExcluir